Até o momento, temos 10.548 vias cadastradas em 1.843 locais de 444 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.826 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 200 metros
Descrição: Escalada bastante aventurosa, conquistada com pouquíssimo equipamento e nenhuma proteção fixa, que levou ao cume até então virgem de O Gordo. Ela começa no corredor florestado entre O Gordo e um morrote à sua frente.
Ela começa em um diedro voltado para a esquerda (IV) até um bom platô de pedra, e segue por uma canaleta de pedra e vegetação alternando lances de escalada com outros de trepa-mato. Depois de um trecho menos inclinado, onde é possível se subir andando, a via segue de platô em platô em diagonal para a esquerda, com lances ora fáceis, ora mais difíceis. Os dois mais exigentes, ambos de aderência, foram uma horizontal para a direita (IVsup) e outro para cima (V), já próximo ao final.
A via termina em um longo dorso rochoso que pode ser seguido até quase o cume menor da montanha. A partir dele, uma curta matinha e mais alguns costões levam ao cume principal, que é amplo, todo rochoso e possui uma vista de tirar o fôlego das grandes montanhas da região.
Descida com duas cordas de 60 m, tendo todos os rapéis sido feitos em arbustos ou sólidos tufos de velosiáceas ("canelas-de-ema").
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários